"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum." 

Monteiro Lobato

O Colégio Monteiro Lobato nasceu do sonho de Aparecido Ferreira de Assis em oferecer um modelo de educação que proporcionasse a formação integral do aluno, e contribuísse para o desenvolvimento intelectual da comunidade.

De acordo com o Professor Assis, o empreendimento só existiu graças a sua mulher, a professora Dalva Ramos A. F. de Assis. Foi ela quem o convenceu, bem como a  todos de que, num terreno situado no bairro do Mandaqui, era possível dar vida àquele sonho.

Assim, em 1963, foi fundado o Colégio Monteiro Lobato, em clara homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato. As atividades do colégio iniciaram-se apenas no ano seguinte, contando com 47 alunos distribuídos pelos cursos de jardim, pré-primário e primário.

Nos anos seguintes, o colégio continuou crescendo e abriu novas salas, abrangendo todos os cursos, da Ed. Infantil ao Ens. Médio, e estabelecendo-se na zona norte de São Paulo.

Em 1979, Walter Assis, filho do Professor Assis, assumiu a direção ao lado de seu pai, iniciando um novo ciclo na história do colégio. Desde então, o Colégio Monteiro Lobato vem crescendo como referência de ensino na zona norte de São Paulo, sempre valorizando a proximidade e o trabalho em conjunto da família.

Ao longo desses 50 anos de vida, o colégio assistiu a diversos de seus alunos chegarem à vida adulta cheios de boas lembranças e histórias dos anos que viveram aqui. É um orgulho para o Colégio ser parte da história de milhares de alunos e seus pais, e ver que muitos de nossos ex-alunos também optam pelo Monteiro Lobato como o colégio ideal para seus filhos, reconhecendo nosso trabalho para continuar sendo um colégio capaz de, além de oferecer uma excelente educação, permitir que os alunos sejam crianças felizes.