Bilingual Education

 

A capacidade de se comunicar com o mundo é um dos maiores benefícios que uma escola pode oferecer a seus alunos. O Colégio Monteiro Lobato promove educação bilíngue de qualidade, utilizando o modelo de escolas reconhecidas internacionalmente, os melhores materiais à disposição no mercado, e uma equipe de professores  fluentes, com vasta experiência no ensino da língua.

As aulas valorizam através da lucididade e são estruturadas para criar experiências prazerosas e duradouras. O trabalho é desenvolvido através da investigação, que incentiva o aprendiz a desenvolver a habilidade de questionar, explorar e chegar a conclusões. Isto faz com que as crianças sejam participantes ativas no seu aprendizado, não esperando da professora respostas prontas. São incentivadas a buscar soluções para questionamentos pedagógicos e sociais, e são tratadas como seres pensantes que trazem consigo uma bagagem muito rica de conhecimento sobre o mundo que as cerca. 

Nas séries iniciais (G2, G3 e G4), as aulas acontecem em inglês, através do programa de imersão total na língua. Isto faz com que elas adquiram fluência na fala e na compreensão de maneira natural, sem a necessidade de um ensino formal do idioma. As crianças aprendem o Inglês da mesma maneira como aprenderam sua própria língua, ou seja, através da exposição e inserção em um ambiente onde ela é usada. Ao chegarem ao G5, que é a fase de alfabetização das crianças, elas passam a ter aulas em Português e Inglês.

No Ensino Fundamental, são sete aulas de Inglês semanais, onde são trabalhados conteúdos de línguagem, ciência, matemática. O inglês é usado como língua comum, para descrever o mundo e falar sobre ele.

A parceria do Colégio com a universidade americana DBU - Dallas Baptist University oferece aos alunos a oportunidade de realizarem cursos no exterior durante o Ensino Médio. Além disso, o Monteiro também é certificado para aplicação do conhecido exame da University of Cambridge.

No Monteiro,os alunos desenvolvem diariamente as habilidades linguísticas primordiais na comunicação. Através de aulas lúdicas, interessantes e diversificadas, são motivados a usar o Inglês em sala de aula e fora dela, tornando a segunda língua um meio de comunicação no processo da aprendizagem. 

 

 

Por que Imersão em Língua Inglesa?

Com base nas diretrizes estruturadas pelo CLIL (Content and Language Integrated Learning), quanto mais cedo se iniciar um processo de imersão em uma segunda língua, menor a chance de a criança não misturar as duas línguas, e maior a capacidade de fluência no idioma. Não há confusão por parte dos aprendizes, uma vez que eles serão alfabetizados em sua língua materna logo ao nascerem, e terão contato diário com ela em suas casas, e nas aulas extras. As vantagens são inúmeras:

  • A criança terá contato com as duas línguas, o que permitirá um aprendizado efetivo tanto em português quanto em inglês;
  • Até os cinco anos de idade, as crianças são capazes de aprender diversos conteúdos sem misturá-los, pois seus cérebros estão em desenvolvimento acelerado. Isto diminui com o passar dos anos, dificultando o aprendizado de novas línguas;
  • A criança que é alfabetizada em mais de um idioma tem mais conexões cerebrais, ajudando a criatividade e o raciocínio;
  • Como o processo de alfabetização se inicia verdadeiramente no Pré,  esta etapa não ficaria prejudicada, pois os alunos já saberão falar Português, portanto será mais fácil aprender a escrita.

Acessando os sites abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre o processo de ensino em imersão:

Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo - http://www.oebi.com.br

Blog sobre Educação Bilíngue no Brasil - http://educacaobilíngue.com