feira17

 

Programação

- 9h às 12h
Exposição de Projetos (Ed. Infantil ao 5º ano E.F. I)
Venda de livros
Sarau e Oficina Pedagógica – Ens. Médio(9h às 11h30)
Local: Quadra

- 9h30 às 10h15
Teatro: Vida de Estudante (apresentação dos alunos do 6º e 7º anos)
Público Alvo: Público em geral
Local: Auditório

- 9h40 às 10h10/ 11h10 às 11h40
Contação de histórias
Fabricia Metni - Editora Mais livros
Público alvo: alunos da Ed. Infantil e 1º ano E.F. I
Local: Sala do Fastrackids (prédio Ed. Infantil)

10h às 10h40
Contação de histórias
Samuca - Ed. Melhoramentos
Público alvo: alunos do 2º ao 5º anos E.F.I
Local: Sala de dança

- 10h às 11h
Manhã de autógrafos
Escritora Nireuda Longobardi
Autora do Livro Cadeira, Cadeia Quebrada Ed. Paulus
Público Alvo: alunos do 2º ano A/B E.F.I
Local: Quadra

- 10h30 às 11h15
Teatro – Cenas Inusitadas do cotidiano( apresentação dos alunos do 8º e 9º anos)
Público Alvo: Público em geral
Local : Auditório

- 10h45 às 11h15
Contação de histórias
Zenaide Denardo – Ed. Brink Book
Público Alvo: 2º ao 5º anos E.F.I
Local: Sala Dança

- 11h30 às 12h
Contação de histórias
Paula - Editora Cortes
Público Alvo: Ed. Infantil e E.F. I
Local: Sala de Dança

- 11h30 às 12h
Sarau e Oficina Pedagógica –Ens. Médio
Público Alvo: Público em geral
Local: Auditório (11h30 às 12h)
Quadra (9h às 11h30)

Semana Literária  -   Projetos

 Projetos: Ed. Infantil 

Local: Quadra
Temas:
 G2 – My shape book
 G3 e G4 A – Hensel and Gretel
 G3 B – Old Mac Donald had a farm
 G4 B – The very hungry caterpillar
 G5 A – The Grouchy Ladybug
 G5 B - The Grouchy Ladybug
 1A – Fox in Socks
 1B – Fox in Socks
 2A – Frog on a log – building sentences
 2B – Frog on a log – building sentences
 3A - Cinderella told by Grimm and reproduced by Disney Studios
 3B – Green eggs and ham – working on tongue twisters
 4A - Animals in danger through articles and web posts
 4B - Extinct Animals through articles and web posts
 5A - Digital reading versus conventional writing
 5B – Digital reading versus conventional writing

 Fund. I 
1ºAno A/B – História do Pássaro Vermelho – Releitura capa – Apresentação e Exposição na Quadra
Tema:
Livro: “O passarinho vermelho”
Objetivos:
- Despertar o prazer da leitura e reconhece-la como uso social;
- Favorecer as relações sociais;
- Avançar no processo de alfabetização
Sequência de atividades:
• Cada aluno levará para casa o livro “O passarinho vermelho”
• Irá ler e fazer o registro no caderno de leitura
• Apresentarão o conto para outras salas através de fichas
01/04 – apresentação de sábado:
• Jogo da memória (palavras X gravuras)
• Apresentação do registro
Árvore com pássaros (mensagens)

2ºAno A/B -Tema: Meio ambiente (reciclagem, reutilização, matéria-prima)
Livro: “Cadeira...Cadeira Quebrada”
Objetivos:
- Despertar o gosto pela leitura;
- Desenvolver o respeito e a consciência da importância da preservação da natureza;
- Incentivar a reutilização, a reciclagem de objetos;
- Conhecer a matéria-prima utilizada na fabricação de móveis.
Sequências de Atividades:
• Contação de história: Livro: Cadeira... cadeira quebrada (Os alunos lerão para os alunos do 1º ano).
• Releitura (obra): exposição.
• Tapa certo (animais do livro). Faremos com a turma quatro tabuleiros do jogo. ( interação com o 1º ano).
• Oficina de movimento (criar obras de arte com elementos da natureza, fotografa (face-site), desmancha e outros alunos criam outra obra de arte com os mesmos elementos). ( interação com o 3º ano)
• Confecção jogo da velha (gravetos)
• Desenho na pedra
• Desenho com tintas de legumes (2ºB)
01/04 – apresentação de sábado:
• Árvore com fichas: as pessoas devem escrever um sentimento que pode ser doado a alguém e fixar nela.
• Animais feitos de sucata para decorar a árvore.
• Releitura de uma obra a partir do livro lido. (exposição)
Cada aluno fará uma parte da historia escrevendo e ilustrando a seu modo.

3ºAno A:
Tema: Somos diferentes, por isso especial...
Livro: “Alguém Muito Especial”
Objetivos:
- Reconhecer a diferença com respeito entre as relações;
- Perceber a importância dos grupos dos quais fazemos parte;
- Reconhecer a função que cada um de nós exerce nos grupos dos quais fazemos parte.
Sequências de Atividades:
• Para iniciarmos as atividades cada criança deverá levar para casa um envelope com palavras que devem ser discutidas com seus familiares. A conversa deverá ser registrada em folha, para discussão posterior com o grupo. Exemplo: Laura vai levar o respeito, Guilherme irá levar a amizade...
• Iremos organizar os registros trocando com os colegas as palavras.
• Todos os dias iremos alimentar um grande painel com os registros trazidos de casa. Vamos divulgar a ideia do registro para que todos os alunos possam expor seu comentário no painel.
• De olhos fechados cada criança deverá reconhecer os amigos por meio do toque.
• Produção de texto: atitudes que vivo no dia a dia e que acho importantes. Produzir uma frase resumindo seu texto. Essa frase será fixada em galhos secos formando uma bela árvore. As pessoas deverão participar da atividade retirando uma mensagem da árvore.
• Produção de texto: o que devo fazer para melhorar minhas relações; você acha que é uma pessoa legal? Por quê? Mosaico de figura humana
• Em uma caixa será fixada uma imagem, cada criança irá observar a figura e deverá reproduzi-la. Elaborar um registro sobre a obra reproduzida; o que o artista estava sentindo quando realizou a pintura.
• Finalizar a semana com a exposição : VARIOS OLHARES PARA UM SÓ HORIZONTE...
• Concluir a ideia da percepção do eu e do outro como seres únicos por isso diferentes. Ressaltar atitudes
positivas nas relações cotidianas.
• Música: Ser diferente é normal (3ºB)
• Quadros de letras e números em Braille (3ºB) –Bilhete para os pais em Braille
01/04 – apresentação de sábado:
• As pessoas deverão participar da atividade retirando uma mensagem da árvore.
3ºAno B - Convivendo as diferenças – Oficinas e Autorretrato

4º Ano A /B–
Tema: Trabalhando as Diferenças
Livro: “Felpo Filva”
Objetivos:
- Explorar as diferenças dos alunos através do livro, utilizando diferentes gêneros textuais.
Sequências de Atividades:
• Leitura do livro
• Explorar os gêneros textuais: Autobiografia, fábula, conto de fada, provérbio, poema, canção, carta, telegrama, cartão-postal, manual, bula, receita, lista.
• Contação de histórias (4ºB para outras salas)
01/04 – apresentação de sábado:
Apresentar aos pais, os textos, produzidos pelos alunos, em FORMATO DE cartões-postais.
Seção de Biografia (4ºB)
Pintura do Felpo (4ºB)
Jogo tabuleiro com Charlô e o Felpo (4ºB)
Receita culinária-bolinho de chocolate (4ºB)

5ºAno A/B:
Tema: Valores
Livro: “A vida colorida da Dona Margarida”
Objetivos:
- Trabalhar com os alunos valores como: amizade, respeito, diferenças, amor e reconhecimento.
Filosofia de Platão.
- Esclarecer o significado da palavra filosofia: Amor à sabedoria de origem grega.
Sequências de Atividades:
- Leitura compartilhada com os alunos em sala de aula.
- Busca de palavras desconhecidas no dicionário.
- Leitura em casa junto com a família e um resumo escrito por eles sobre a opinião a respeito do livro.
- Confecção do jardim de sentimentos com os alunos.
- Pesquisa sobre o filósofo Platão.
01/04 – apresentação de sábado:
- Apresentação do Jardim aos pais
-Biografia de Platão

Ens. Fund.II/Médio 

Semana Literária – 6º Ano e 7ºAno (“Vida de estudante”)

Procedimento: Peça Teatral - Texto elaborado com a vivência de nossos educandos, os alunos nos mostrarão como é a rotina de suas vidas como estudante.

Local: Auditório

Horário: 9h30 às 10h15

Objetivos:

• Promover o crescimento intelectual, social, físico e emocional;

• Contemplar e desenvolver as dimensões da palavra oral;

• Enriquecer capacidades de decisão e escolha;

• Reger ações cooperativas, incentivando decisões tomadas em grupo;

• Utilizar as linguagens oral e corporal;

• Explorar a capacidade de improvisação, construção de textos,

• Desenvolver a consciência e sentido estético.

Semana Literária – 8º Ano e 9º Ano ( “Cenas inusitadas do cotidiano”)
Procedimento: Peça Teatral - Haverá duas cenas do cotidiano (cena de um salão de beleza e cena de roda de amigos num bar), em que haverá uma interrupção do que frequentemente, acontece para homenagear dois grandes escritores de nossa literatura.

Local: Auditório

Horário: 10h30 às 11h15

Objetivos:

• Conhecer e valorizar a obra poética de autores renomados da nossa literatura;

• Promover o crescimento intelectual, social, físico e emocional;

• Contemplar e desenvolver as dimensões da palavra oral;

• Enriquecer capacidades de decisão e escolha;

• Reger ações cooperativas, incentivando decisões tomadas em grupo;

• Utilizar as linguagens oral e corporal;

• Explorar a capacidade de improvisação, construção de textos,

• Desenvolver a consciência e sentido estético.

(Semana Literária – Ensino Médio (Sarau e oficina pedagógica))
Procedimento: Peça Teatral – Retratar os contos de Machado de Assis, Monteiro Lobato, Aluísio Azevedo, José Alencar e Walter Disney. (Irão circular pelo CML contando as histórias caracterizados e terminarão com uma apresentação no auditório).

Local: Auditório

Horário: 11h30 às 12h

Objetivos:

• O prazer em apreciar a Arte da palavra e o desejo de vislumbrar um espaço especial para a literatura no Colégio Monteiro Lobato;

• Através de motes para criação de um Sarau, pelos alunos do 2º e 3º Médio.

• Ocorrerá uma oficina pedagógica das obras de Monteiro Lobato, com pesquisa e apresentação dos alunos 1º Médio.

Oficina: Ensino Médio

Alunos vestido a caráter do Sítio do Pica Pau Amarelo contarão aos visitantes a história do sítio.

Após a história os visitantes receberão uma máscara de algum dos personagens, para as crianças pintarem e levarem para casa.

Local: Quadra

Horário: 9h até 11h30