corpohumano16Os alunos do 8º ano estão aprendendo as características do corpo humano, seu funcionamento e alguns problemas que podem aparecer. Na informática, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre uma doença extremamente rara, que afeta cerca de 1 em cada 25.000 nascidos.

A Osteogênese Imperfeita, é uma doença dos ossos de origem genética. Esta síndrome hereditária acontece quando o corpo não produz quantidade suficiente de colágeno, proteína responsável pela constituição dos ossos, pele e tendões Os pacientes com esta enfermidade nascem sem essa proteína ou sem a capacidade de sintetiza-la. Por esse motivo, os ossos ficam extremamente frágeis tornam-se anormalmente quebradiços. As crianças podem nascer já com algum tipo de fratura e sofrer diversas fraturas durante toda a vida, se tornando pequenas e com algumas deformações.

Porém, as capacidades mental e motora não são alteradas.

A quebra dos ossos é o sinal mais evidente. São tão frágeis que uma pequena queda, pancada, esbarrão, ou, nos casos mais graves, até mesmo um movimento brusco do corpo pode causar fraturas. Por isso, essa doença foi apelidada de Doença Dos Ossos de Vidro. Existem ainda as fraturas espontâneas, que ocorrem sem nenhuma causa aparente. Rosto triangular, esclerótica (parte branca dos olhos) azulada, desvios na coluna, dentição frágil, sudorese aumentada e hipotonia muscular também caracterizam a doença. Os portadores quase sempre tem estatura baixa, podem desenvolver problemas dentários e de audição, e, em alguns casos mais graves, são impossibilitados de andar. Não tem cura. O tratamento busca melhorar a qualidade de vida do portador da síndrome e baseia-se na utilização de medicamentos que contribuem para a reabsorção óssea. Alimentação saudável, exercícios físicos e sessões de fisioterapia também são fundamentais.

Os alunos se interessaram, esclareceram dúvidas e aproveitaram para ampliar seu conhecimento.

Valeu 8º ano!


Profª Jocy